A BRINCADEIRA, O JOGO, O LÚDICO E A LITERATURA INFANTIL NAS SALAS DE ALFABETIZAÇÃO
A criança ao brincar e jogar se envolve tanto com a brincadeira, que coloca na ação seu sentimento e emoção. Pode-se dizer que a atividade lúdica funciona como um elo integrador entre os aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais, portanto a partir do brincar, desenvolve-se a facilidade para à aprendizagem, o desenvolvimento social, cultural e pessoal e contribui para uma vida saudável, física e mental.
Sabendo da importância de ensinar através do lúdico, ou seja, das brincadeiras, dos jogos e da literatura infantil como recursos facilitadores da aprendizagem da criança, a professora Caroline Hodecker Borchardt do 3º ano desenvolveu com a turma a atividade Brincando com as palavras. Através do brincar as crianças procuraram palavras, colocaram em ordem alfabética, identificaram vogais e consoantes, contaram , construíram gráficos, enfim por meio da aula lúdica, a criança é estimulada a desenvolver sua criatividade e não a produtividade, sendo sujeito do processo pedagógico.
Sabendo da importância de ensinar através do lúdico, ou seja, das brincadeiras, dos jogos e da literatura infantil como recursos facilitadores da aprendizagem da criança, a professora Caroline Hodecker Borchardt do 3º ano desenvolveu com a turma a atividade Brincando com as palavras. Através do brincar as crianças procuraram palavras, colocaram em ordem alfabética, identificaram vogais e consoantes, contaram , construíram gráficos, enfim por meio da aula lúdica, a criança é estimulada a desenvolver sua criatividade e não a produtividade, sendo sujeito do processo pedagógico.
Equipe Gestora
Comentários
Postar um comentário