História

    Em meados de 1905, 52 famílias residentes no Bairro Poço fundo, tiveram uma brilhante ideia. Reuniram-se para fundar uma Escola para seus filhos. O pagamento do Professor seria feito com a cotização dos pais. Estava plantada a semente da atual Escola de Ensino Fundamental "Poço Fundo".
    Em março de 1906, após a construção de uma sala de aula, iniciaram-se as aulas. O primeiro Professor contratado pelos pais, foi o Senhor Bartolomeu Zucco, que atuou até 1924. A partir de 1925, assumiu a vaga de Professor, o Senhor Francisco Bodenmuller, ambos filhos do Bairro, que lecionou até 1934.
    Em 1935, foi construído o primeiro prédio de madeira pelo Governo do Estado, sendo contratada como Professora a Senhora Sylla da Silva Cabral.
    Em fins de 1969, foi construído pelo Governo do Estado, um prédio de alvenaria, com duas salas de aula, gabinete, varanda e sanitários, onde atualmente está localizada a Escola nas terras doadas pelo Senhor Ângelo Sbardelatti.
    Em 1991, a referida Escola, através de Convênio firmado com a Secretaria de Estado da Educação, passa a ser mantida pela Prefeitura Municipal de Brusque.
    A partir de janeiro de 2001, a Escola Reunida Municipal Poço Fundo recebe a implantação do Ensino de 5ª/8ª Série, com o nome de Escola de Ensino Fundamental "Poço Fundo", beneficiando mais de 150 alunos, que doravante poderiam concluir o Ensino de 1º Grau, no bairro, sem a necessidade de depender de ônibus para concluir seus estudos, minimizando os custos das famílias, pois não precisariam mais gastar com transporte escolar.
    Também a partir de 2001 a prática pedagógica da escola começa a mudar construindo-se uma linha teórica/metodológica através da direção, professores, funcionários e comunidade. Na avaliação também ocorrem mudanças passando de notas para parecer descritivo e notas. Inicia-se a construção do Projeto Político Pedagógico e do Regimento Escolar contribuindo significativamente para a prática pedagógica e sobretudo para a postura dos alunos.
    No início de 2002, iniciou a ampliação da Escola, construindo duas salas de aula uma sala para a Biblioteca, Gabinete/Secretaria, Sala dos Professores, além da pintura geral de todo o prédio e dos materiais necessários às novas dependências.
    Em março de 2006, a Escola de Ensino Fundamental "Poço Fundo" comemorou seu centenário de existência, para orgulho dos brusquenses e, principalmente para os moradores do Bairro Poço Fundo.

Comentários