OS PROBLEMAS DA FAMÍLIA GORGONZOLA 



  O livro “Os problemas da família Gorgonzola” é interativo, cheio de desafios e muito divertido com as histórias engraçadas. A autora Eva Furnari foi genial ao escrever esse livro, pois ensina e estimula o raciocínio, e mostra que brincando também é possível aprender Matemática e outros conteúdos importantes. É um convite para os alunos resolverem os embaraçosos problemas, elaborando suas próprias estratégias de cálculo. Compreender e interpretar o que diz o texto de cada problema é o primeiro desafio. É preciso investigar e descobrir o que se quer saber e destacar os dados relevantes para então realizar um cálculo adequado. Socializar e discutir as estratégias usadas pelos colegas também é fundamental, possibilitando refletir sobre maneiras mais simples e econômicas de operar. Aos poucos, o grupo vai descobrindo novos recursos e também percebendo que existem várias formas para se resolver um mesmo problema. Assim, organizam e ampliam seus conhecimentos, construindo um acervo de procedimentos de cálculos eficientes para resolver diversos tipos de situação.


  A professora Vanda desenvolveu  o projeto  semanalmente. A partir das atividades e dos desafios propostos os alunos foram se envolvendo e desenvolvendo os desafios.

  Após terminarem as atividades do livro, os alunos escolheram um personagem do livro e fizeram este personagem com massinha, estimulando a criatividade e a coordenação motora.
E para finalizar, degustaram o queijo Gorgonzola e o patê de Gorgonzola, e tiveram uma explicação da professora Vanda sobre o queijo.
  Equipe Gestora













Comentários