PROFESSORA SIRLEI -1° e 2° ano




 SEMÁFORO DO COMPORTAMENTO


  Disciplina é algo necessário em casa e na escola.
Não é apenas mandar e dar ordens, mas oferecer uma base para que a criança possa crescer entendendo que existem regras em todos os lugares.
  Na escola, em um grupo muito maior do que em sua casa, a criança por vezes descumpre as regras acreditando que "pode fazer o que bem entender", pois seus responsáveis não estão presentes.
 No início do ano letivo conversamos sobre os combinados do tipo PODE / NÃO PODE, mas algumas crianças insistem em descumprir, mesmo com todas as explicações
Para tentar controlar essa situação adotamos em sala de aula o semáforo do comportamento para ajudar às crianças a entenderem que os combinados realizados no início do ano devem ser cumpridos.
 Com o semáforo do comportamento a criança visualiza as suas atitudes em sala e percebe que cumpriu ou descumpriu algo que foi combinado.


  No início da aula, todos estão com seus nomes no símbolo verde (MUITO BEM!)

  Quando a criança descumpre um combinado, primeiro é alertada. Se continua, o pregador com o seu nome passa para o símbolo amarelo (ATENÇÃO!).


  Se continua a descumprir, o pregador passa para o símbolo vermelho (MELHORAR!).
  O semáforo do comportamento é uma maneira eficiente e lúdica a fim de possibilitar as crianças compreenderem a importância de respeitar as regras, para que TODOS possam se beneficiar dos momentos que passamos na aula.
Estabelecer limites é saudável, necessário e fundamental para que possamos viver nossa vida com respeito e  respeitando a vida do outro.
  Equipe Gestora








                                   

Comentários