O ESTUDO DO SISTEMA MONETÁRIO NO 3° ANO


Os alunos do 3° ano orientados pela professora Vanda e a educadora social Francine montaram em sala um mercadinho para trabalhar o sistema monetário. Utilizaram caixas registradoras, dinheirinho e até sacolinhas para colocar o que cada um havia comprado. Todos os produtos eram calculados e cobrados corretamente. No momento do troco o comprador prestava muita atenção para receber o valor corretamente.
O sistema monetário faz parte de nosso dia-a-dia e, principalmente, por se tratar de um assunto de interesse de todos, pois sem esse conhecimento ficaria impossível viver de forma independente.
       Segundo Neila Tonin Agranionih, é importante “explorar, desde as séries iniciais, as relações lógico-matemáticas e numéricas presentes nas situações que envolvem o uso do dinheiro, pois estas estão diretamente ligadas ao mundo moderno”.
É importante valorizar aquilo que é patrimônio de nosso país e as crianças devem conhecer “a moeda nacional, as cédulas e as moedas que compõem o Sistema Monetário Nacional”. Aos poucos irão assimilando porque trocamos moedas por objetos ou mesmo por serviços, como energia, água e aluguel ou prestação da casa própria.
Aos poucos as crianças vão construindo um saber matemático, que ficará por toda a vida, como sistema decimal de numeração, composição e decomposição, comparação, além das quatro operações.
O sistema monetário pode ser uma atividade bem atrativa para os alunos, não necessariamente tendo que ficar presos aos livros didáticos, mas podendo trabalhar de forma ativa, com cálculos mentais e ao mesmo tempo aprendendo através da diversão.

"O dinheiro pode ser útil para criar situações em sala de aula que permitam à criança compreender as propriedades do sistema decimal, não por ser um material concreto, mas porque nosso sistema monetário é um sistema decimal e, como tal, guarda as mesmas propriedades do sistema que as crianças precisam entender na escola”. (SCHLIELMANN, SANTOS E COSTA, 1992, p.103).
Equipe Gestora

















Comentários