ANIMAL NÃO É BRINQUEDO


Solidariedade, responsabilidade, respeito e amor. Essas foram as palavras utilizadas em um projeto realizado pelos alunos do 5º ano da EEF Poço Fundo, buscando conscientizar as pessoas sobre o abandono de animais domésticos.
Uma das práticas recorrentes na atualidade incide no abandono irresponsável dos animais, em especial os domésticos como cães e gatos, causando um problema que afeta cada vez mais os grandes centros. Em nossa cidade, existe um número elevado e crescente de animais abandonados, sendo esse motivo de grande preocupação.
O trabalho foi focado na discussão sobre a posse responsável através de conversas, apresentação de vídeos, seguido de relatos dos educandos. A discussão culminou com a RESPONSABILIDADE que possuímos e com o cuidado que devemos ter com os seres vivos.
Apresentamos também aos alunos a existência em nossa cidade da ACAPRA, Associação Brusquense de Proteção aos animais, entidade sem fins lucrativos, atuando com a colaboração de voluntários no resgate de animais vítimas de maus tratos e abandono. 
Houve um engajamento significativo e profícuo no envolvimento de toda a escola, onde foi lançado o cofrinho SOLIDÁRIO, em que todos puderam participar fazendo as suas doações.
Finalizando o projeto, recebemos na manhã desta quarta-feira, 26 de agosto de 2015, a visita das voluntárias da ACAPRA, Thais Nunes Rosa, Ana Ghislandi e Louisiane Cunha, as quais realizaram uma palestra para os alunos das turmas do 2º, 4º e 5º ano, onde foi exposto todo o trabalho realizado em nossa cidade em prol dos animais. Aproveitamos a oportunidade para repassar a instituição a quantia arrecadada no cofrinho solidário. Os alunos receberam folders e adesivos da ACAPRA.
Com este trabalho, reforçamos os conceitos de SOLIDARIEDADE, RESPONSABILIDADE e RESPEITO ao ser vivo, em todas as suas formas, e também a conscientização dos alunos referente ao enfrentamento do abandono de animais domésticos a partir de um viés pedagógico sobre a posse responsável.  


Professora Sirlei Feitoza








Comentários